domingo, 21 de junho de 2015

Quando Está Frio no Tempo do Frio



" Quando está frio no tempo do frio , para mim
 é como se estivesse agradável .
   Porque para o meu ser adequado à existência das coisas
   O natural é o agradável só por ser natural .


 Aceito as dificuldades da vida porque são o destino , 
 Como aceito o frio excessivo no alto do Inverno -
 Calmamente , sem me queixar , como quem meramente aceita ,
 E encontra uma alegria no fato de aceitar -
 No fato sublimemente científico e difícil 
de aceitar o natural inevitável .


Que são para mim as doenças que
 tenho e o mal que me acontece
Senão o Inverno da minha pessoa e da minha vida ?
O Inverno irregular ,cujas leis de aparecimento desconheço ,
Mas que existe para mim em virtude da mesma fatalidade sublime ,
Da mesma inevitável exterioridade a mim ,
Que o calor da terra no alto do Verão 
E o frio da terra no cimo do Inverno .


Aceito por personalidade .
Nasci sujeito como os outros a erros e a defeitos ,
Mas nunca ao erro de querer compreender demais ,
Nunca ao erro de querer compreender só corri a inteligência ,
Nunca ao defeito de exigir do Mundo 
Que fosse qualquer coisa que não fosse o Mundo ."

[ Alberto Caeiro ,in " Poemas Inconsuntos "
           Heterônimo de Fernando Pessoa ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário