segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Otávio e Gustavo Pandolfo








" Os gêmeos é uma dupla de irmãos gêmeos idênticos grafiteiros de São
Paulo, nascido em 1974 , cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, começaram a pintar grafites em 1987 no bairro em que cresceram , o Cambuci , e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana , ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite. Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos , Inglaterra , Alemanha , Grécia , Cuba , entre outros países . Os temas vão de retratos de família à crítica social e política , bem como folclore brasileiro. O estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional como pela pichação.
Hip hop chegou ao Brasil no final dos anos oitenta e apelou a um monte de adolescentes do país na época .Os gêmeos começaram como breakdancers , e se envolveu com o aspecto de grafite mais tarde. É claro, os seus primeiros passos no mundo das pichações foram tentativas de emular peças hop americano de hip , no início de estilo em Nova York . Não foi até alguns anos depois que eles começaram a colocar conscientemente brasileira elementos e influências culturais em seus grafites."

Um comentário:

  1. Trabalhei com o Otavio, nos inicios dos anos 90.Já naquela época eles chamavam a atenção p qualidade e seus estilos.Um dia inconformado com a perda de tempo naquele ambiente bancário, não aguentei e falei p o Otávio, " Cai fora daqui, você é um artista".Por coincidência ou não ele saiu, e o mundo ganhou os "Gemeos".

    ResponderExcluir