quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vygotsky



"O simples contágio é insuficiente para entender o que é arte.
Em realidade , como seria desolador o problema da arte na vida se ela não tivesse outro fim senão o de contagiar muitas pessoas com os sentimentos de uma. Seu significado e seu papel seriam extremamente insignificantes , porque em arte acabaríamos sem ter qualquer outra saída desses limites do sentimento único, exceto a ampliação quantitativa desse sentimento." [ Vygotsky, 2001,p.307) . É Vygotsky quem continua a nos ajudar a ampliar esta concepção , trazendo do Evangelho o do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes , associado à arte como contágio; caso em que o milagre é apenas quantitativo ,pois pães e peixes cada um dos que presenciaram o milagre comia em sua casa , sem qualquer milagre.Podemos comparar a arte a um outro milagre , o da transformação da água em vinho , já que o sentido vital da arte implica transformações : a arte recolhe da vida o material , mas produz algo que está acima desse material;como o próprio Vygotsky nos coloca: " a arte está para a vida como o vinho para a uva." [ Vygotsky p.307] Estas breves comparações propostas por Vygotsky nos fazem entender que:
(...) a verdadeira natureza da arte sempre implica algo que transforma , que supera o sentimento comum, e aquele mesmo medo , aquela mesma dor , aquela mesma inquietação, quando suscitadas pela arte , implicam algo a mais daquilo que nelas está contido.
A arte transforma quem faz , quem vê e a própria matéria usada . Sendo assim, arte vai além do contágio , é um fazer humano , é uma prática , e como prática tem uma finalidade , um objetivo , uma intenção.
Arte é livre expressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário