terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sentimentos e Emoções


Sentimentos e Emoções
Ingrid Dalila Engel
"A dor...tão incompreendida pelo Ser Humano, canal de transmutação , canal de aprendizado para a Luz !
No rio lamacento das trevas humana é a Luz que direciona para o crescimento e para Deus ! É o canal da alquimia do ego inferior para o Eu superior ! Emoções que levam o Ser Humano aos maia (do sânscrito : ilusão. Na filosofia hinduísta , a aparência , ilusória , da diversidade do mundo , que oculta a verdadeira unidade universal),a entrar nas sombras dos seus próprios medos , dos seus scripts negativos e ...repetir constantemente as mesmas dores: ilusão de rejeição , de solidão , de fracasso , de menos valia , de abandono , de vitimação...e nesta repetição , em determinado momento , o ego cansa de sofrer e num gesto total desespero , ele "olha para cima " e vê Deus !
Ele olha para dentro de si mesmo e vê sua própria Luz !
E neste momento , ele inicia seu processo de amadurecimento... neste momento ele escolhe a Luz ! E começa seu processo de autotransformação , da alquimia de suas sombras para Luz !
Emoções...Emoções...Emoções....! Quanta confusão entre emoções e sentimentos !
Justificamos todas as nossas dores alegando emoções , acreditando que são elas que nos tornam humanos !
São os sentimentos verdadeiros que nos tornam Luz ! Emoções são são os mais criados pelo ego humano para justificar atitudes , que nos levam ao mundo sombrio da dor !
Cinco são os verdadeiros sentimentos do ser que busca a Luz:
Alegria / Tristeza / Medo / Raiva / Amor .
Esses sentimentos são intrínsecos ao Ser Humano...todo o resto são emoções que devemos aprender a equilibrar e controlar :
Alegria é um sentimento ! Euforia é emoção ! O sentimento de contentamento na alma faz com que vivamos a vida com leveza e serenidade !
Tristeza é um sentimento ! Depressão é emoção ! O sentimento da tristeza é natural em algumas situações da vida , mas a confiança na Lei , em Deus , faz com que sublimemos esta dor , porque compreendemos que a " dor é do ego " e não do Eu Superior ! Compreendemos que tudo é passageiro e transitório !
Medo é um sentimento ! Pânico é emoção ! O ego humano tem vários medos que servem até como autoproteção ,autopreservação , é o sentimento que nos alerta , muitas vezes , de perigos , mas o medo constante , sem motivo aparente e real , é falta de confiança no nosso Eu Superior , falta de auto-estima , falta de confiança na vida , no plano de Deus .
A confiança em algo maior[ ter fé, alimentar sua fé lendo a Bíblia]nos faz sem medos !
Raiva é um sentimento! Ódio é emoção ! Na caminhada terrena , muitas vezes expressamos o sentimento de raiva , até como um posicionamento em algumas situações , mas este sentimento é muito rápido , muito passageiro , e é onde devemos aprender a deslocá-lo para atitudes realizadoras , soluções concretas ! Estas situações servem como oportunidades de exercitarmos a paciência , tolerância , empatia e compreensão ! Mas o que leva à dor profunda é quando transformamos a raiva em rancor , em mágoas , em ódios que destruem nosso equilíbrio , nossa saúde física , emocional e até espiritual ! O ódio , o rancor , a mágoa , são grilhões que nos prendem à situação geradora da emoção e a lei nos obriga a revivê-la até a transmutarmos !
Amor é um sentimento ! Paixão é emoção ! A maior expressão da Luz é o Amor !
É a alavanca para o Processo de Iniciação !
É o que leva ao altruísmo , ao humanitarismo , ao amor fraternal , universal , incondicional !
No plano terreno, " ensaiamos" este sentimento nas relações afetivas e familiares .Iniciamos a descoberta do amor , ainda apegados à emoção de posse,de ciúmes , de condicionamentos , mas é o primeiro passo para alcançarmos o Amor Universal ! Aprisionados aos maia do ego , envolvemos-nos nas paixões desenfreadas , justificando atitudes egoístas como sendo Amor !
O Amor desprende , liberta !
É a base da felicidade e da harmonia interior !
Olhemos para dentro de nós... O que realmente expressamos para nós mesmos e o mundo ?
Sentimentos ? Emoções ?
Este é o exercício diário de quem busca o crescimento ! É necessário higienizarmos o nosso Corpo Emocional ! O desequilíbrio no emocional é o que nos leva a tanta dor , a tanto sofrimento .Quando acalmamos nossas emoções , nós nos tornamos serenos , tranquilos e confiantes !
As emoções nos levam às ilusões , a criarmos expectativas irreais e a comprometemos nosso discernimento , nossa capacidade de julgamento , nosso corpo mental , espiritual e físico !
Comprometemos nossa aura , nosso corpo sutil !
Distorcemos a realidade , ficando imersos nos mais !
Busquemos equilibrar e controlar nossas emoções , mantendo -as na faixa do equilíbrio dos sentimentos !
Entremos em sintonia com a vida , com nosso Eu superior , pois quando em sintonia com nossa alma [ sacrário interior], estamos plenos de todos nosso poderes e vitórias ![ Deus Pai ]
O Livre Arbítrio é a postura que adotamos nas situações de aprendizados e a postura perante a vida é que faz a diferença ! "
Vamos fortalecer nossos sentimentos com Deus !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário