terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Francesco Clemente / pintor italiano











Francesco Clemente é um pintor italiano.
A sua obra é maioritariamente autobiográfica.
O trabalho narrativo ou ilustrativo de Clemente não é criado de uma forma tradicional . Um motivo recorrente na sua obra é a ideia da transformação ou metamorfose .
Normalmente , o próprio Clemente é o objeto dessas transformações e desenha -se num estádio intermédio entre homem e mulher , entre ser humano e animal , entre ser humano e objeto , ou como uma criatura híbrida .
Para este resultado , aplica diversos estilos , variando entre livre e direto a extremamente depurado e sofisticado. A urgência criativa atrás do seu trabalho é psicológica.
Ele investiga , em geral , a condição humana , instintos básicos e experiências desde o nascimento à morte. A " depicturação " que faz do corpo humano é explicitamente sexual ; dá ênfase a orifícios ( como boca ) e as funções escatológicas . O ser humano físico surge como um intermediário entre o mundo psicológico interno e o universo exterior . A sua obra é uma rede de referências e relações entre a análise autobiográfica , auto-retratos mutantes , fantasias eróticas e excêntricas expressões anatómicas . Tudo isto combinado com uma fascinação pelos sistemas metafísicos ( cristianismo , alquimia , astrologia e mitologia ) todos eles sendo reinterpretados por variadas correntes artísticas ( Antiguidade , Renascimento , Surrealismo , Hinduísmo , Expressionismo ) .Com todos estes elementos ele constrói um labirinto que nem sempre é fácil de decifrar. Clemente posiciona o seu trabalho entre a ideia e a imagem , uma atitude que não é determinada pela sociedade , pelo estilo ou pela união . É um discurso filosófico aberto.
A suas obras pertence às coleções dos mais importantes museus mundiais ."










Nenhum comentário:

Postar um comentário