quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Clássico da Literatura Infantil , De Shel Siverstein

Reeditado no Mundo Inteiro há 40 Anos , Ressurge no Brasil ,na Tradução do escritor Fernando Sabino
" Dando prosseguimento à publicação de autores fundamentais da literatura infanto -juvenil , a Cosac Naify incorpora mais um título do norte -americano Shel Silverstein (1930- 1999) : A Árvore generosa . A opção da editora pelos livros deste escritor e ilustrador não tem nada de casual : passa sobretudo pela afinidade com seu posicionamento diante de questões fundamentais da vida - e seu modo sensível e magistral de tratá-las .Seu posicionamento diante de questões fundamentais da vida - e seu modo sensível e magistral de tratá-las .
Silverstein viveu a contra- cultura dos anos 60 e foi um ativista de valores como desarmamento e ecologia.
Sua defesa era por um estilo de vida simples , próximo à natureza , o que levou a se popularizar também como letrista de canções no estilo country.
A Cosac Naif reedita A Árvore generosa , o clássico de 1964 , na tradução do escritor Fernando Sabino . O livro foi publicado por Silverstein no mesmo ano de Uma girafa e tanto , título que a Cosac Naif trouxe na versão de outro importante tradutor , o poeta Ivo Barroso. Já Leocádio , o leão que mandava bala . de 1963 foi o primeiro livro infantil do autor , um grande sucesso talvez responsável pelo estímulo que ele teve para escrever outros oito títulos para crianças .
Embora suas histórias façam parte dos catálogos infantis , Silverstein é um desses poucos autores que se pode afirmar serem , de fato , para todas as idades. Dono de um traço preciso , ele realiza no próprio desenho sua visão de mundo: dizer muito com extremamente pouco. E o faz de modo crítico e ao mesmo tempo sutil . Pode -se dizer que a grande virtude deste autor é conseguir dar um tratamento leve e bem humorado para assuntos muito complexos , que envolvem visões e postura de vida . O traço essencial de Silverstein , que utiliza poucos elementos gráficos e apenas a cor preta , nos faz apreender sensivelmente toda a sua filosofia :
a aposta num mundo sem guerras , de respeito e sintonia com a natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário