sábado, 30 de outubro de 2010

A poesia contemporânea

"É necessário , antes de tudo , a definição de poesia contemporânea.
A poesia contemporânea é , sobretudo , aquela feita após a terceira fase do modernismo (1945) até os dias de hoje. A poesia é arte e a função da arte é questionar a realidade , fazer refletir e desestabilizar ,ou seja tirar-nos de nossa zona de conforto , diferente do entretenimento que acolhe , conforma , faz esquecer o indesejável da vida e do cotidiano.
É a expressão da subjetividade por meio da linguagem verbal , ou seja , das palavras e tem o papel de humanizar o ser humano.
A poesia contemporânea é a reação da sensibilidade ao capitalismo de consumo que tira do homem moderno o individualismo , o torna anônimo , parte insignificante de uma grande massa consumidora. Cabe ao poeta dar ao homem comum a importância de ser único, incomparável e excepcional , oferece um novo olhar para a realidade , prega um novo comportamento desse homem , uma nova relação com o seu tempo , com o materialismo exacerbado e marcante em sua vida. A poesia contemporânea nos possibilita sentir , de forma verdadeira , o mundo e não apenas fazer parte dele como uma peça dentro de uma grande engrenagem .Olhar como , pensar como , ser , um outro que não nós , isso nós dá a sensação de completude e , ao mesmo tempo a percepção de sermos únicos e incomuns no mundo.
A poesia nos liberta das garras e amarras do real racional e permite a transcendência do nosso corpo individual e físico para um corpo espiritual e coletivo, a poesia é , como diz Adélia Prado , uma manifestação religiosa.É , então, um constante exercício de reaprendizagem de novas possibilidades de ver um mesmo mundo.Esteticamente , é quase impossível definir a poesia contemporânea porque ela é eclética , se apresenta de diferentes formas , pois o mundo hoje é assim , múltiplo e fragmentado, o homem moderno é, ao mesmo tempo , inúmeros e também um só em inúmeras partes.Mas dentre as várias vertentes poesias contemporânea é possível estabelecer três principais: ( poesia descritiva,poesia hermética, poesia memorialista).
O que se pode afirmar é que a matéria da poesia contemporânea é o cotidiano , o comum , o ordinário , é a desmistificação dos mitos e a mitificação da experiência pessoal."
[ Debate/ Fabiano Fernandes Garcez,publicado no Recanto das Letras ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário